terça-feira, 18 de janeiro de 2011

23 semaninhas!!

Ai que alegria!!Estamos completando 23 semanas de barrigudisse(mas apenas 5 com a barriga)

Me sinto bem,botando a preguicite aguda de lado, e a baianisse e o sono...

Esse mês consegui marcar a primeira visita à palestra sobre nutrição na gravidez,estava louca pra ir mas a senhora minha mãe ficou embassando com o carro e acabei perdendo a reserva..Sempre haverão outras né?!Não vou mais reclamar da minha mãe cada um sabe o que faz,não vou mais permitir que as birras e chatisses dela sujem as páginas do blog que fiz pra minha princesa linda.Só pra constar,estou muito chateada...

Falando sobre assuntos agradáveis,agora faltam 9 dias para a chegada  das coisas que papis mandou e eu estou contente,logo mais o quartinho da Lê estará prontinho!

Fora o nariz eternamente entupido e a dificuldade para dormir(por causa do nariz)o resto está perfeito!A Letícia chuta muito,ontem teve soluços à noite,demorei pra conseguir dormir com ela pulando que nem perereca,até o Fabio achou graça com os pulinhos!rs

O que diz o baby center?!

Você está grávida de 23 semanas completas, ou seja, está na 24a semana (e no sexto mês).

Seu bebê está pesando um pouco mais de meio quilo, com 29 centímetros de comprimento.

Como seu bebê está crescendo


O bebê tem cerca de 29 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. Os vasos sanguíneos do pulmão estão se preparando para a respiração e para que o bebê engula normalmente, embora ele só vá eliminar as primeiras fezes após o nascimento, exceto em casos extraordinários.

A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não devem incomodar o bebê quando ele os escutar fora do útero.

Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero, e um dos compositores testados e aprovados foi Vivaldi.

Toque As Quatro Estações para o seu bebê e preste atenção nos movimentos que ele faz. Ele fica quietinho nos trechos mais lentos, deadagio, e se agita nos mais movimentados, de allegro? Talvez você tenha um pequeno maestro vindo por aí.

Além dos avanços na audição do bebê, os pulmões estão se desenvolvendo para se preparar para respirar. Ele continua engolindo líquido, mas normalmente só vai fazer cocô pela primeira vez (o chamado mecônio) quando nascer.

Se por algum motivo tivesse que nascer agora, o bebê teria uma pequena chance de sobreviver (cerca de 16 por cento, em hospitais muito bem equipados e centros de referência), desde que com o atendimento médico adequado.

Cada dia a mais no útero faz diferença neste estágio. Nascendo com 24 semanas, a chance de sobrevivência, numa UTI de alta complexidade, sobe para 44 por cento.

Quanto a você, é bem provável que você esteja se achando meio desajeitada por causa da mudança no seu centro de gravidade. Talvez sua gengiva sangre quando você escovar os dentes, e seu umbigo, que era "para dentro", resolva ficar saltado. Não se preocupe. Ele vai voltar para o lugar pouco tempo depois do parto.

Como fica sua vida


Pode ser que sua gengiva sangre um pouco ao escovar os dentes -- uma reclamação comum das grávidas (assim como sangramento no nariz). Os hormônios da gravidez podem provocar inchaço e inflamação das gengivas, o que leva ao sangramento. O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza.


Dicas úteis


Como anda sua pressão? Saiba mais sobre pressão arterial durante a gravidez.

Pressão arterial na gravidez


Um dos procedimentos de rotina no seu pré-natal será a medição de sua pressão arterial. A atenção à pressão é especialmente importante na gestação por causa de um problema grave chamado pré-eclâmpsia, que também provoca a eliminação de proteína pela urina. A pressão arterial deve ser medida com frequência depois das 20 semanas de gestação.


Sua pressão na gravidez


Quando chegar ao sexto mês de gestação, você já terá produzido mais de 1 litro de sangue extra, e esse sangue todo precisa ser bombeado pelo coração para circular pelo corpo. A sobrecarga na atividade circulatória pode fazer com que você se sinta mais quente que o normal. 

O sangue extra é utilizado para levar nutrientes e oxigênio até o bebê através da placenta e do cordão umbilical, e para recolher as substâncias que o bebê eliminar.

A progesterona, hormônio que aumenta na gravidez, relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, e é por isso que sua pressão tende a ficar baixa mais ou menos na metade da gestação. A pressão baixa faz com que algumas mulheres sintam tontura e até desmaiem se ficarem muito tempo de pé ou se levantarem rápido demais.

Sua pressão vai voltar ao normal nas últimas semanas da gravidez. O obstetra só se preocupa se a pressão subir para níveis considerados altos e permanecer elevada em várias medições diferentes.

Se você já tinha pressão alta antes da gravidez ("hipertensão primária" ou "essencial"), seu médico pode prescrever medicamentos para mantê-la controlada durante a gestação, e seu bebê não será afetado.



Como sua pressão é medida


Sua pressão será tirada e registrada em todas as consultas do pré-natal. 

A pressão consiste de duas medidas -- a pressão "sistólica" é registrada durante a batida do coração, e a "diastólica", no intervalo entre os batimentos. É por isso que sua pressão é formada por dois números, por exemplo 130/90 mmHg (tratada informalmente como 13 por 9). Lembre-se: o que é normal para uma grávida pode não ser para outra.

A pressão diastólica -- o número mais baixo da pressão arterial -- será o mais monitorado pelo médico durante sua gravidez. Em termos gerais, a medição média para uma mulher jovem e saudável é de 11 por 7 ou 12 por 8. Se sua pressão ficar acima de 14 por 9 em pelo menos duas ocasiões na mesma semana, e normalmente você tiver pressão arterial normal, o médico pode diagnosticar a pré-eclâmpsia.

As medições frequentes da pressão permitem que o médico perceba qual nível é normal para você. Dessa maneira, um episódio isolado de pressão alta pode não ter relevância. Talvez você só esteja nervosa naquele momento. Se seu médico desconfiar que você está com pressão alta, vai fazer a medição mais uma vez para confirmar.



O que acontece quando a pressão sobe?


Se sua pressão começar a subir, o médico deve pedir um exame de urina para definir o que fazer. Se o exame detectar presença de proteína na urina, você pode estar na fase inicial da pré-eclâmpsia, e vai precisar de consultas e exames pré-natais mais frequentes.


O que você pode fazer para evitar a pressão alta


Não há muito o que você possa fazer para manter sua pressão baixa. Beber bastante líquido e não abusar do sal na alimentação é sempre positivo. Se você tiver os primeiros sinais de pré-eclâmpsia, nunca é demais tentar descansar o máximo possível e fugir do estresse, principalmente no trabalho. 

Nunca falte a uma consulta do pré-natal, mesmo que não esteja se sentindo bem, e preste atenção para ver se sua pressão está sendo tirada. E, se numa eventualidade sua pressão subir e o médico preferir que você fique internada, arme-se de paciência e lembre que é pelo seu bem, e pelo do bebê.


Já começou a pensar no quartinho do bebê? Parece que ainda falta muito, mas decidir os móveis, a pintura e outros detalhes pode exigir mais tempo do que você imagina.

A antecedência também ajuda a evitar que o bebê durma no quarto com cheiro forte de tinta ou móveis novos. E essa é uma das partes mais divertidas da gravidez.





3 comentários:

  1. Sério que vc não dorme com a Letícia chutando? Minha Isabella não é tão atleta assim não... ou então são as muitas camadas de gordura que nos separam que me impede de senti-la melhor...

    Meu nariz tb entope, mas no início foi pior, agora consigo dormir normal.

    E quanto à situação com sua mamis, imagino sua dificuldade... ás vezes fico triste por não ter a minha perto - para me ajudar depois do nascimento- mas depois acho melhor assim. Estamos num momeno mágico para passar situações de estresse sem necessidade neh? Ainda mais com essa questão de pressão alta...

    bjo!

    ResponderExcluir
  2. A Letícia é um pouco violenta,principalmente quando chuta a mão do pai...rs
    Acho que sua Bella é mais calam mesmo,pois se o problema fosse gordura eu nem sentiria os movimentos da Lê heim!kkk Metade dessa barriga já era minha antes de engravidar...rs
    Nem me fale dos estresses menina,minha mãe me estressa a ponto de tirar meu sono,as vezes preferia que ela estivesse morando com meu irmão e viesse me visitar de vez em quando,era mais sossegada quando era assim,morar junto é um terror!
    Bjinhos linda

    ResponderExcluir
  3. Oi Sami!
    Menina será q nariz entupido é coisa de gravidinha? Eu sempre tive uma saúde de ferro e ultimamente meu nariz tb tá entupindo d+! Credooo.
    Ah menina o Raul tb chuta horrores, tem horas que eu penso q ele está agoniado com alguma coisa, aí eu mudo de posição pra ele sossegar rsrsrs.
    Minha linda, se eu te contar os estresses q passo com minha mãe vc não acreditaria... Só pra vc ter uma idéia, eu e marido decidimos q ela não vai lá pra casa nos primeiros 15 dias que o Raul nascer... ela pode ficar chateada como for, mas eu não vou ceder sabe... ela toda vez q vai nos visitar, estressa todo mundo, imagine eu cheia de pontos e com dores no pós parto??? Infelizmente não tive sorte com mãe e nem com sogra, as duas tem o dom de nos estressar e eu e marido optamos por dar um tempo pra receber as duas lá em casa. Mas é a vida, temos q ter uma paciência incrível, né? Só procure não estressar muito, tem coisas q a gente escuta e que dá pra relevar.
    Poxa, 23 semaninhas, né??? O tempo passa rápido demais!!!! Um bjo nessa barriga linda.

    ResponderExcluir