Mostrando postagens com marcador Culinária. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Culinária. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cream stew para bebês

Hoje ia fazer cream stew para o almoço e acabei desistindo por não poder dar para a Ti comer,no fim das conta eu e marido comemos uns R.OS que estavam na geladeira e aproveitei o cochilo da pequena para elaborar um cream stew que ela pudesse comer também e no fim das contas fez muito sucesso e ela raspou o pratinho!!

Ingredientes:

1/2 cebola pequena
1 colher de chá de alho amassado
1/2 peito de frango
1 xícara de chá de legumes variados
(eu usei cenoura,batata,batata doce amarela,ervilha e milho)
1 xícara de chá de leite(pode ser fórmula infantil mesmo)
1 colher de chá bem cheia de amido de milho(maizena) dissolvida em um pouco de água (mais ou menos meia xícara)
sal a gosto

Preparo:

Refogue a cebola e o alho no óleo,adicione o frango temperado com sal e refogue bem.
Adicione os legumes e refogue até que fiquem macios,adicione o leite,ajuste o sal,deixe cozinhar até que fique com uma textura boa para o bebê conseguir mastigar.
Adicione o amido de milho dissolvido na água e mexa até engrossar.

Pode ser servido puro ou com arroz.
Dá para variar a receita misturando abóbora amassada,creme de milho,creme de tomate ou queijo parmesão  ao caldo(pra quem já dá queijo ao bebê).
Dá pra ser feito com seleta de legumes congelados.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os lanchinhos favoritos da Ti

Quem me passou s receita dessa papinha foi a Luciana,mamãe da Malu.
A Ti,que até então não gostava de abacate,passou não só a comer,mas a adorar essa delícia!
A receita é simples e uma ótima opção para o lanche,fica maravilhosa em forma de papinha ou um pouco mais diluída como vitamina.

Papinha de abacate

1/2 abacate pequeno
1/2 banana bem madura (adoça a papinha sem precisar de açúcar)
40 ml de leite(eu uso o leite artificial para bebê ou leite de soja)
Da pra diluir mais e dar no copinho.

É só bater no liquidificador e esta pronta!


Morango com banana

1 banana bem madura
5 morangos 

Nessa papinha a banana também entra com a função de adoçar,a banana vai bem amassadinha e o morango amassado grosseiramente para ficar pedacinhos.
Essa também esta entre as favoritas da minha pequena.

Mingau de aveia

1 colher de sopa de aveia em flocos finos
100 ml de leite
3 ameixas secas picadas ou 1/2 banana madura picada

O preparo é como qualquer mingau,é só colocar tudo na panela e mexer até engrossar.Eu prefiro dar na temperatura ambiente.

sexta-feira, 11 de março de 2011

4D frustrado e cansaço extra

Gente a Lê é muito pirracenta!!!

Essa ultima semana tentamos vê-la 3 vezes e não obtivemos sucesso em nenhuma delas...rs

Quinta passada aproveitamos a consulta e pedimos pra tentar,ela estava com as duas mãos na frente do rosto,só deu pra ver a boquinha gostosa e o narizinho de coxinha,até contei em outro post que fiquei chateada por não ter recebido nem uma foto e nem gravado na fita.

Pois quinta-feira fomos lá novamente,acordamos cedinho e lá vamos nós,quase duas horas de trânsito ate a clínica,como meu carro nunca sai da garagem resolvemos ir com ele e aproveitei pra dirigir um pouco pois sempre gostei de dirigir e sinto falta.

Dessa vez a pirracentinha estava simplesmente de COSTAS!!!!!!!!!!!A enfermeira cutucou,me virou para um lado e para o outro e naaada!Nem cobraram a consulta nem o exame  :D Depois da consulta fizemos umas comprinhas,voltamos pra casa pra almoçar fui na estação buscar uma amiga que veio me visitar,saímos pra passear num shopping perto da estação,nem andamos tanto assim mas fiquei morrendo...

Sexta,mais uma vez acordei cedinho e fui na clínica de novo,mais quase 2 horas de volante e a Lê só deu o ar da graça por menos de um segundo,depois escondeu o rosto atrás da placenta,a enfermeira disse que se imprimisse a única foto mais ou menos que conseguiu teria que cobrar a consulta e o exame então me passou um exercício para fazer antes de dormir,pra tentar fazer a pequena virar pra baixo pois o ladinho preferido dela é bem atrás da placenta,vou tentar o exercício durante a semana e sábado,na próxima consulta o medico vai conferir se a pequena virou ou não(eh,ela voltou a ficar de lado),mais uma vez não me cobraram consulta ou exame,tenho as imagens na fita,no fim da gestação vamos passar pro DVD.

Sai da clínica um pouco frustrada,como era cedo resolvi bater perna num shopping que não vou à muito tempo,chegando lá tive uma tontura bem forte me sentei e esperei alguns minutos,não sei o motivo da tontura,mas passou logo,alguns minutos depois senti um tremor forte,no inicio pensei que era outra tontura,me encostei em uma prateleira e notei que não era eu e sim o shopping que tremia,ai escutei as pessoas gritando  ¨Jishin¨ (terremoto)

Resolvi voltar pra casa pois fiquei preocupada com os meus gatinhos,assim que estacionei meu irmão me ligou pra saber se eu estava bem,disse pra assistir ao noticiário e foi ai que percebi a gravidade do assunto,incêndios,maremoto,casas,carros,barcos,pessoas sendo arrastados pela agua,horrível!!

Aqui onde moramos só foi o tremor forte,nada mais...

Na fabrica onde marido trabalha a produção aumentou de forma assustadora,uma das fabricas da rede teve que fechar depois do terremoto e a produção  veio justamente pra cá!Agora marido vai trabalhar as 3 da manhã e sem previsão para sair.

Aproveitei a disposição pra fazer uns croquetes de arroz com molho que tem num restaurante italiano,nesse shopping que fui e já emendei pra fazer OUTRO bolo pois marido esta me pedindo bolo toda semana,acho que esta trabalhando muito e o físico esta precisando de energia,tadinho...



[caption id="attachment_434" align="alignnone" width="300" caption="Bolo piña colada"][/caption]



Peguei a receita dessa maravilha no Caderno de receitas da Herika http://cadernodereceitas-herika.blogspot.com/2010/06/bolo-pina-colada.htmlSúper recomendo essa receita!

Essa também!rs http://cadernodereceitas-herika.blogspot.com/2008/03/bolo-de-ma-com-nozes-e-passas.html Fiz esse bolo de maçã semana passada e é simplesmente maravilhoso!Não durou nem 48 horas!

 

[caption id="attachment_435" align="alignnone" width="225" caption="Croquetão de arroz com molho"][/caption]

 

Esse não segui receita,já comi nesse restaurante algumas vezes e lembrava mais ou menos do sabor,lógico que não ficou igual mas deu pra matar a lumbriga.

Só temperei o arroz,coloquei xeiro verde,queijo ralado,gema,misturei tudo,fiz o bolotão com queijao dentro,passei na clara e na farinha de rosca,depois fritei.Fiz o molho de carne e me deliciei,marido e mamis amaram.

Só recomendo que se alguém for fazer,espere o arroz ficar bem frio,pois morno ele gruda muito na mão e frite no óleo bem quente só pra dourar a casca pois o primeiro que fritei esbagaçou um pouco.(acho que  temperatura do óleo ainda não estava boa)

 

Depois de passar o dia pra cima e pra baixo e mais 3 horas na cozinha eu mal conseguia andar de dor no quadril e nos pés,nem consegui jantar de tão cansada,foi como se tivesse virado 24 horas na balada de salto alto!rs

O fim da gestação é realmente um período ¨delicado¨,tudo cansa mais,tudo é mais difícil...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Eu na cozinha!!

Gente hoje baixou a cozinheira,estava morrendo de vontade de comer bobó de camarão que não como à anos e marido pediu manjar de côco então resolvi tirar a tarde pra cozinhar e o resultado foi engordativamente maravilhoso!!



[caption id="attachment_405" align="alignnone" width="300" caption="Bobó de camarão,súper simples de fazer"][/caption]



Ingredientes

  • 1 Kg de camarões frescos

  • sal

  • 3 dentes de alho picados e amassados

  • suco de 1 limão

  • pimenta do reino

  • 1 Kg de mandioca ( prefira as que já vem embaladas e descascadas, é mais prático)

  • 1 cebola cortada em rodelas e 2 cebolas raladas

  • 1 folha de louro

  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva

  • 2 vidros de leite de coco

  • 1 maço de cheiro verde picado(usei coentro)

  • 2 latas de molho pronto de tomate

  • 2 pimentões verdes bem picadinhos

  • 5 colheres de sopa de azeite de dendê


Preparo

  1. Lave os camarões e tempere com sal, alho, pimenta e limão

  2. Deixe marinar

  3. Pegue uma panela com água e cozinhe a mandioca em pedacinhos com louro e cebola em rodelas

  4. Quando estiver mole acrescente um vidro de leite de coco, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador

  5. Esquente o azeite de oliva, junte a cebola ralada e deixe dourar

  6. Acrescente os camarões e frite

  7. Adicione as 2 latas de de tomate, o cheiro verde, o pimentão e deixe cozinhar por alguns minutos

  8. Junte na mesma panela a mandioca batida no liquidificador, outro vidro de leite de coco e o azeite de dendê, deixe levantar fervura e está pronto


Fiz meia receita e rende bastante!(cerca de 6~7 porções)

E para a sobremesa o manjar de côco




Ingredientes

  • Manjar:

  • 1 litro de leite

  • 1 vidro de leite de coco

  • 100 g de coco ralado

  • 6 colheres (sopa) de Maizena

  • 1 xícara (chá) de açúcar


Calda:

  • 1 lata de pêssego em calda


Preparo

  1. Bata no liquidificador todos os ingredientes do manjar até ficar homogêneo

  2. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar

  3. Despeje em uma forma de 25 cm de diâmetro com buraco no meio, umedecida com água

  4. Leve à geladeira por 4 horas

  5. Bata os pêssegos no liquidificador, adicionando a calda aos poucos, até obter uma calda grossa

  6. Desenforme o manjar, cubra com a calda e sirva


Dá pra variar a calda,com ameixa,morango ou qualquer outra de sua preferência,dessa vez eu fiz com calda de morango com vinho e ficou uma delícia!!

Ingredientes

  • 1 caixinha de morango

  • 1 xícara rasa de açúcar

  • 1/2 xícara de vinho tinto seco


Preparo

  • Levar ao fogo os ingredientes e deixar cozinhar por 15 minutos


A calda fica bem rala,se preferir mais grossa(tipo geléia) cozinhe por meia hora.

Bom apetite!!

 

E mudando de assunto,tem membro novo na família! Herdamos uma tartaruguinha muito fofa



[caption id="attachment_403" align="alignnone" width="225" caption="Essa é Tatá,virou televisão dos gatos!rs"][/caption]






E esses dias peguei a Chibi no flagra...Minha mãe deixou uma bacia com espinafre em cima da mesa e foi tomar banho(ia virar refogado mas...)

[caption id="attachment_404" align="alignnone" width="300" caption="Chibi comendo espinafre"][/caption]

A pequena detonou uma parte das folhas e no fim das contas jogamos o resto fora(nem dá pra dividir o prato com um gato né?!)

 

 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tortas





Mês passado eu fiquei com lumbriga de comer torta de morango, na falta do morango fiz torta de pêssego(quase igual).Fiz na forma de 30 cm, toda inocente, pensando que ia comer torta ate o zoio fazer bico...Num durou ate a noite seguinte!Antes dessa tinha feito uma de queijo,mas não deu tempo de tirar foto.(Eu já comentei que o Fabio e bom de garfo??rs)

Essa semana fiz uma chantagem emocional com minha prima(a outra prenha) e finalmente depois de semanas de espera ela postou a receita da torta de blueberry!!Mas na falta do blueberry fiz com a tal frutinha vermelha que meu amor trouxe.

Vou começar do começo...Mês passado pedi pro meu amor trazer alguma frutinha VERMELHA pra eu fazer torta. -Que frutinha você quer? Perguntou ele, todo atencioso. -Pode ser qualquer fruta VERMELHA. Morango, cereja, amora, cranberry... O quer tiver tá bom.Respondi eu toda meiga. UM MÊS DEPOIS, ele me aparece com um pacote de uma bolinha vermelho bem escuro...Hummm cranberry!!Torta de cranberry!!(Pensei eu,cheia de esperança) Guardei o pacote rapidinho pra não descongelar e fiquei esperando a receita de Liu.A massa da torta que eu faço é de biscoito, fiquei curiosa pra experimentar a massa que Liu faz,tem uma cara boa,cara de massa que fica crocante mas não esfarela tanto quanto a de biscoito.

Esperei, esperei e nada da receita, ai depois que fiz um draminha barato que nem colou mas deu resultado, lá estava a receita da torta, linda!!

Hoje acordei com as lumbrigas pulando, fiz meus deveres de dona de casa rapidinho e comecei a preparar a tão esperada torta de frutinha vermelha. Já no início do preparo me dei conta de que eu não tenho rolo de abrir massa...Peguei a garrafa termica do Fabio que ele nunca usa mesmo, serviu bem.Preparei a torta, achei estranho as frutinhas meio oval mas fiz do jeito que manda a receita, e foi pro forno.Sobrou um pouco de fruta no pacote e resolvi beliscar enquanto a torta assava.

Sabe quando você coloca alguma coisa na boca, crente que vai comer uma coisa e sente gosto de outra? Pois eh....Enlouqueci quando olhei o pacote e vi escrito bem pequenininho num canto de um papelzinho GUREPU (que vem do ingles ajaponesado grape)...  >.> Pois eh, fiz torta de uva!rs

Mas ficou gostoso. Acabou de sair do forno e 2/3 da torta ja era.

Meu amor me prometeu que vai me trazer cereja da próxima vez, e eu vou conferir o conteúdo com antecedência pra não ter outra surpresa.

Por enquanto, obrigada pela receita Liu! ~3~