quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

22 semanas

Hoje completamos 22 semanas!!

O tão esperado dia se aproxima,já reservamos o quarto na clinica do fim do mundo.

Vantagens em trocar de médico:


a clinica é muito bonita,as pessoas atendem agente muito bem,o médico é muito gentil e paciente.(Prova disso é que ficou um tempão procurando a pombinha da Letícia em meio à tantos movimentos,chutes,agressões...rs) Respondeu todas as minhas perguntas,sem grosseria,sem pressa...TIrei muitas dúvidas e saí de lá satisfeita!

Depois ainda conversei muito com a enfermeira,ela me explicou como é o quarto(uma por quarto,nada de dividir quarto com outras quinhentas mães e crianças) Cada quarto tem seu banheiro com chuveiro,TV,som e itens básicos,frigobar,cofre etc Minha lindinha vai ficar no meu quarto e não numa sala arrodeada de vidro e tem lugar pro papai dormir quando puder(tenho a impressão que ele vai poder todos os 5 dias que eu ficar lá pois já avisou pro chefe que durante esses dias vai ter que entrar mais tarde e sair mais cedo pra respeitar os horários da clinica)Se ele não consegue mais ficar longe da Letícia agora,imagina depois que nascer!rs

Perguntei sobre o parto e no caso da impossibilidade de um parto normal o tipo de corte da cesaria e já fiquei mais calma ao ouvir da boca do médico que ele é contra e não faz uso do corte vertical! UFA!!

A minha pressão estava um pouco alta,ele disse que tenho que cuidar disso,no mais tudo ótimo!

Continuo com uma falta de ar insuportável,meu nariz eternamente entupido me impede de respirar,vivo ofegante,de boca aberta,botando a língua pra fora se falo e ando ao mesmo tempo...Na hora de dormir é tudo de bom,tenho que dormir com 3 travesseiros,cuidadosamente empilhado para que forme uma rampa,assim consigo respirar pelo nariz(não consigo dormir de boca aberta)e um travesseiro entre ou em baixo das pernas.

O horário preferido da baixinha é à noite,ela começa o aquecimento por volta das 19:00,dá uns chutinhos leves e se acalma,depois das 22:00 ela já vem com toda ignorância e birrinhas básicas,só chuta a mão do pai e da mãe,não adianta outra pessoa colocar a mão que ela para...Já dá pra ver os movimentos nada sutis da minha linda por fora da barriga,com clareza,e já percebi que ela tem um lado preferido(o direito) minha barriga vive torta e acumulado só do lado direito,ontem,pela primeira vez ela se embolou do lado esquerdo mas não ficou muito tempo,a avó botou a mão e ela foi pro outro lado...rs Depois de algum tempo de insistência da vovó acho que ela se revoltou e deu um chilique lá por dentro,minha mãe até se assustou,não foi bem um chute,foi um empurrão do tipo,sai daqui!rs

Quando deito pra dormir ela se enche de energia e começa a partida,meu umbigo é a bola,o cobertor é o gol!

Fora isso,comprei uma ¨ventosinha¨ pra tentar aumentar nem que seja um pouco os meus mamilos que ainda são quase imperceptíveis à olho nu e pelo visto não vão crescer milagrosamente até o dia do nascimento,e pelo tamanho que estão os reservatórios,não pretendo comprar fórmula,economia é a base da prosperidade né?!rs Ontem,durante a massagem com a ¨ventosinha¨ notei algumas gotinhas de colostro,fiquei decepcionada ao descobrir que não tem gosto de nada!

Agora vamos às informações do babycenter

Todo formadinho, seu bebê já se parece mais com um recém-nascido em miniatura.Você está grávida de 22 semanas completas, ou seja, está na 23a semana.

Como seu bebê está crescendo


Seu bebê já se parece mais com um recém-nascido em miniatura. Os lábios estão mais formados, e os olhos se desenvolveram; embora a íris ainda não tenha pigmentação, as sobrancelhas e pálpebras estão no lugar certo.

O pâncreas, órgão fundamental para a produção de hormônios, está se aperfeiçoando rapidamente. Os primeiros sinais da dentição aparecem por baixo da gengiva. Mais cedo do que você imagina, seu filho vai estar nos seus braços.

Seu bebê é agora uma versão mais magrinha de um recém-nascido. Ele pesa cerca de 430 gramas, e mede um pouco mais que 27 centímetros no total.

O corpo do bebê tem as proporções certas, mas ele ainda vai ter de engordar bastante. Enquanto isso não acontece, a pele fica enrugada. Os lábios e os olhos estão formados, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha pigmentos. O pâncreas, essencial para a produção de hormônios, continua se desenvolvendo.
Os primeiros sinais dos dentes já aparecem, debaixo da gengiva. O tempo passa rápido e, quando você se der conta, seu bebê já terá seu primeiro dente.

A essa altura, você deve ter engordado entre 5 e 7 quilos.(Engordei 7,levei bronca do médico na ultima consulta e essa semana perdi 1 pois tenho dormido tanto que não tenho tempo de comer) A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana. Pode ser que apareçam vontades súbitas de comer alguma coisa,(morango ontem) e você pode notar um aumento na secreção vaginal, (por enquanto está normal)embora sem a presença de sangue. As duas coisas são normais na gravidez.

Como fica sua vida


Como você bem vê, o ganho de peso não pára -- a média é de 250 gramas por semana. Outra coisa é que seu apetite aumentou.*na verdade diminuiu,não sei se foi pela bronca do médico ou se foi pelo aumento de sono) É perfeitamente normal sucumbir à vontade de tomar sorvete de vez em quando, mas tente encontrar substitutos mais saudáveis se você só quer saber de comer bobagens o tempo todo. Quem controla o consumo de doces engorda bem menos na gestação.

Procure ter contato com bebês para ir se acostumando. Muitas mulheres se surpreendem com a cara de um recém-nascido ou acabam precisando de socorro urgente para trocar fraldas. E o contato vai ajudá-la a brincar de imaginar qual será a carinha do seu filho.(Eu já imagino com cara de joelho,cheio de rugas e cabeluda)

Talvez você sinta um aumento no corrimento devido ao maior fluxo sanguíneo na região vaginal. A necessidade de fazer xixi com frequência é outro efeito colateral da gravidez, porém não se esqueça de que as grávidas também são mais suscetíveis a infecções urinárias. Assim, se você desconfiar de que pode estar com cistite, não deixe de ir ao médico.

Sangramentos anais às vezes também ocorrem, especialmente se você estiver com hemorroidas.(Se Deus quiser não terei esse problema,mas se tiver venho comparilhar com vocês) Veja nossas sugestões de como evitar a prisão de ventre para tentar não provocar hemorroidas. (A minha solução foi choramingar pro médico,ele me passou um remédio milagroso que me leva ao banheiro todas s manhãs e diferente do ultimo que recebi não me deu dor de barriga e nem cólicas)

3 comentários:

  1. Cuidado com a pressão alta, precisa retirar o sal da comida e talvez precise tomar remédio de pressão. Pressão alta pode ser um sinal de pre-eclampsia. Lembra do meu piripaque no parto de Elena foi pressao alta nao tratada. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa não sabia que você tinha tido problemas no parto...Me conte isso!!
    Depois que engravidei,sal e cafeína não fazem parte do cardápio(e faz uma falta...rs) Segundo o médico,a pré-eclampsia é uma reação do corpo,que não consegue identificar a placenta como uma placenta por falta de compatibilidade do DNA da mulher com o DNA do marido,o corpo entende com se fosse um tipo de tumor...E controlado com remédio e só sara com o parto.Ele inclusive disse que não posso evitar tanto o sal pois preciso de iodo...Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Sami!!!

    Menina, que bom que vc gostou do seu novo médico e do hospital... isso já dá uma tranquilidade, né?
    Eu ainda não sinto falta de ar, mas o peso da barriga e a sensaçào de cansaço nas pernas tá ruim, viu? Sem falar nas hemorróidas, q eu tinha antes de engravidar e agora piorou bastante!!!
    No mais tudo bem, to numa gripe ferrada, mas meu bb mexe bastante, ele tb mexe mais pro lado direito é incrível! Antes ele só começava a folia de noite, mas de uns dias pra cá ele vem me acordando tb, com chutinhos bem fortes! e eu fico babando né?
    Vi seu post do enxoval, me deu até vergonha. pois não tenho praticamente nada comprado!!! Acho q vou comprar tudo no findi q vem!
    Um bjo na barriguinha!

    ResponderExcluir