sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

18 semanas

Na ultima quarta-feira dia 15/12 completamos 18 semanas de gestação.

Tenho tido insônia e fico nervosa com qualquer coisa.Muitas dores de cabeça e falta de disposição...

Você está grávida de 18 semanas, ou seja, está na 19a semana (e no início do quinto mês).

Como seu bebê está crescendo

Nesta semana, o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento se medido do alto da cabeça até o bumbum, e já é capaz de sentir e ouvir. Claro que, nesse momento, tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, ele vai identificar barulhos fora do útero e a sua voz.
Seu bebê mede cerca de 15 centímetros, contando do alto da cabeça até o bumbum, e pesa quase 200 gramas.O peito dele imita o movimento da respiração, mas ele não inspira ar, e sim o líquido amniótico.
Agora no segundo trimestre, normalmente entre a 18a e a 22a semana, os médicos costumam pedir uma ultrassonografia morfológica para acompanhar com mais detalhes o crescimento e o desenvolvimento do bebê, detectar sinais de problemas congênitos, avaliar a placenta e o cordão umbilical e verificar se a idade gestacional está correta.

Durante o exame, você terá a chance de ver o bebê dando chutes, tentando pegar alguma coisa, se virando ou até chupando o dedo. Leve seu parceiro. Os ultrassonografistas costumam entregar fotos do bebê às futuras mães ou até mesmo gravar o exame para os pais guardarem de lembrança.
Se você ainda não sabe o sexo do seu bebê, o exame é uma boa chance de descobrir. Se for uma menina, a vagina, o útero e as tubas uterinas já estão no lugar certo. Se for menino, os órgãos genitais são bem fáceis de reconhecer.

Como fica sua vida

Você está a uma semana do marco de metade do caminho na gravidez. Se você tem preocupações com o que vem pela frente, nossas páginas sobre cuidados pré-natais, complicações na gravidez e trabalho de parto contêm informações que podem ajudar a esclarecer dúvidas.

Mas, caso continue tendo outros temores, é importante ter abertura para conversar com seu obstetra.

Nas próximas semanas, seu médico poderá pedir um ultrassom morfológico para observar os órgãos do bebê. Não deixe de levar seu marido ou um ente querido para esse teste, já que ele revelará seu filho chutando ou virando de um lado para o outro dentro de você.

Roupas maiores e mais confortáveis são fundamentais neste ponto da gravidez. Compre também sapatos novos, um número maior, porque seus pés vão inchar junto com o resto do corpo. Outra coisa importante é que eles tenham salto baixo, para sustentar melhor seus passos meio desequilibrados.

Dicas úteis


Cálcio, cálcio e mais cálcio! Você precisa de quantidades maiores desse mineral e da vitamina D para ajudar o bebê a ter dentes e ossos fortes. Mantenha uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em nutrientes essenciais.

Todo o conteúdo pertence ao © BabyCenter, L.L.C. 2010.

3 comentários:

  1. Vc fez exame de sangue recentemente? Se nao fez peça para fazer e checar se está com anemia, que é muito comum na gravidez. Se estiver precisará tomar um suplemento de ferro em adição as vitaminas de gravidez. Essa moleza e dor de cabeça que está sentido pode ser isso. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sami,

    Eu não consigo vizualizar as atualizações de seu blog a menos que entre aqui, por isso acabo perdendo alguns posts...

    Vc está virada no giraia mas não é pra menos neh... os conflitos que anda tendo com a família nos deixam só o pó mesmo. Estou meio nervosa por causa do trabalho, mas tento me controlar e passar tranquilidade ao meu pekeno.
    Fico feliz que maridón seja bem companheiro seu, te fazendo até surpresa de aniversário! E inclusive, parabéns atrasado tah!

    Li que vc não gostou da US que fez com 17 semanas neh? Eu fiz com 11 e agora só com 21 é que o médico me permitiu fazer... porque preciso de guia de encaminhamento e o convênio só quer permitir 4 US (no máximo) na gravidez toda! Daí por causa disso tb ainda não sei o sexo! Queria tanto saber....
    O médico que te atendeu no US é um grosso! Não te fala sobre o bebê... aguardamos tanto tempo pra vê-lo e chega lá ser mal atendida não dá neh!
    E se sente mal, abatida, cansada, é melhor verificar se não tem anemia. Porque isso é comum mesmo na gravidez... eu estou bem disposta nos últimos dias, ainda bem!

    Lembra a lista que me enviou de nomes em japonês? Ainda não decidimos... acho que decidiremos ao saber o sexo mesmo...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Pior que fiz exame de sangue mês passado e estava tudo bem!Acho que é mais o nervoso que estou passando,tem dias que tenho vontade de jogar minha mãe pela janela!Ontme mesmo ela chegou do serviço já arrependida e vei bater na porta,fiz de conta que não escutei,de madrugada veio de novo e continuei fazendo de conta que não ouvi,de manhã fui colocar ração pros gatos e ela já veio abraçando como se remorso fizesse alguma diferença!E ainda perguntou se eu tava brava por falta de dormir...Deu vontade de esganar!

    ResponderExcluir