quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

19 semanas de gravidez

Completamos 19 semanas ontem.(22/12/2010 Quarta-feira)

minha ultima ¨consulta¨ que não chegou a acontecer foi frustrante...Cheguei meia hora mais cedo mas como eu tinha previsto,as pessoas nessa clinica são preconceituosas,passaram 8 pessoas (japonesas) na minha frente e isso rendeu outra discussão,outro estresse desnecessário,depois que ¨rodei a baiana¨na clinica,chamei de preconceituosos, me pediram desculpas e quiseram me atender na hora(uma hora depois do horário marcado) mandei todo mundo à merda e resolvi voltar pra outra clinica onde sempre foi bem atendida.

A minha barriga apareceu definitivamente,de uns 3 dias pra cá ela já amanhece redondinha,até então eu amanhecia normal e ficava ¨grávida¨durante o dia.

Vou levar bronca do médico na próxima consulta,engordei meio quilo e agora atingi o peso que, de acordo com o calculo deles eu deveria ter no fim da gestação(como engravidei acima do peso só poderia engordar 4.5 quilos...Culpa do bolo de aniversário e do arroz doce que meu amor adora e sempre que faço como sem parar,e da lasanha que mamis faz,que eu adoro e da falta de vergonha na cara que eu tenho de comer tudo e depois ficar culpando isso e aquilo pra me sentir menos culpada...hehehe

Meu papis levou um belo susto quando disse que estava grávida e até demorou um tempo pra se acostumar com a idéia de que a menina dele agora é uma mulher casada formando familia.Talvez na cabeça dela eu ainda tenho os 17 anos que tinha quando ele foi pra longe. mas agora parece  estar empolgado com tudo isso,já tenho a caminho daqui 2 caixas de presentes pro(a) netinho(a) incluindo o trocador de fraldas que não encontrei por aqui.

Estou anciosa pra abrir os presentinhos,fico que nem criança em véspera de natal,dormindo com um olho aberto,esperando papai Noel chegar...rs

Comecei a pensar nas fraldas e nos lenços de bumbum,que marca usar?!E se comprar uma marca que a bundinha do meu baby não aceita?!

De repente deu uma baita vontade de ir às compras,terminando aqui vou tomar um bom banho,aproveitar que a dor ciática sumiu e bater perna na loja de bebê que encontrei perto de casa.

Agora as informações do babycenter

Você está grávida de 19 semanas, ou seja, está na 20a semana (e no quinto mês).


Como seu bebê está crescendo


Parabéns! Você chegou à metade da jornada. Esta é uma fase essencial para o desenvolvimento sensorial do bebê, que ocorre em áreas especializadas do cérebro. Se você estiver esperando uma menina, imagine só que ela tem 6 milhões de óvulos nos ovários -- número que vai diminuir para 1 milhão até a hora do nascimento.

O feto mede por volta de 15 centímetros da cabeça até o bumbum e pesa aproximadamente de 240 gramas.

Seu bebê já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer.

O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro.

A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas. Se você está esperando uma menina, ela tem mais ou menos 6 milhões de óvulos nos ovários. Quando nascer, esse número terá diminuído para por volta de 1 milhão.

Você chegou à metade da gestação! Agora que está entrando na 20a semana, seu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana. Essa medição normalmente é feita pelo médico com uma fita métrica nas consultas.

Não há dúvida de que você está sentindo os chutes e as cambalhotas do bebê. Às vezes fica até difícil dormir com tanto movimento.(eu não presto muita atenção e talvez por isso não sinta muitos movimentos,mas parece que isso é normal na primeira gestação então posso ficar despreocupada)

O período que compreende as próximas dez semanas deve ser o de mais agitação física para o bebê, pois depois disso o útero começa a ficar apertado para tamanha movimentação.

Como fica sua vida


O útero já cresceu bastante e sua parte de cima provavelmente aproxima-se do umbigo. De agora em diante, ele aumentará cerca de um centímetro por semana.

É possível que você sinta alguma dor no baixo ventre. Não é nada para se preocupar -- são os músculos e ligamentos que sustentam a barriga se esticando cada vez mais.

Muitas mulheres morrem de medo da dor do trabalho de parto e do parto normalem si. Apesar do grande número de mulheres que optam pela cesariana aqui no Brasil para evitar o problema, pense bem no assunto, já que os riscos desse tipo de parto são muito maiores que os do normal -- e a cesariana também dói bastante, só que depois que o bebê já nasceu (e quando você tem muito mais coisas com que se preocupar).

Os hospitais dispõem de várias maneiras eficazes de aliviar as dores do parto normal. O mais importante é se informar o máximo possível sobre os dois tipos de parto, porque, quanto mais no controle você se sentir, menos tensa vai ficar.

Uma boa noite de sono durante a gravidez costuma ser difícil, especialmente se você sofre de azia ou indigestão. Quando isso acontece, comida tende a ser a última coisa que passa por sua cabeça; mas algumas grávidas acordam à noite com mal-estar devido à fome e são obrigadas a comer alguma coisa para conseguir dormir de novo. Outro incômodo para dormir poderá ser o cutucão do parceiro tentando acordá-la por causa do seu ronco. (Não tenho tido problemas de fome noturna,mas azia está me matando. Quanto ao ronco,acho que não tenho tido esse prolbemas,e se tenho o Fabio não reclama pois ele ronca feito trator o tempo todo,nada mais justo do que aguentar os meus roncos)

A gravidez pode causar congestão nasal, o que provoca o ronco. Veja nossas sugestões para ter uma boa noite de sono.


Dicas úteis


Agora que o bebê é capaz de escutar, leia ou cante para ele. Essa, aliás, é uma ótima tarefa para os pais participarem da gravidez de algum modo.

Prepare-se para estar despreparado


¨Por incrível que pareça, os nove meses de gravidez passam tão rápido que a experiência pode ser um tanto assustadora. Procure encará-la como um momento único na sua vida, e não se preocupe se vocês não tiverem tudo absolutamente pronto quando o bebê nascer. A beleza da chegada de um filho é que temos a vida inteira pela frente para ir acertando os ponteiros.¨


Todo o conteúdo pertence ao © BabyCenter, L.L.C. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário