domingo, 28 de novembro de 2010

Desenvolvimento do pequeno

Fonte das informações http://brasil.babycenter.com/pregnancy/desenvolvimento-fetal/16-semanas/

Seu bebê está mais ou menos do tamanho de um abacate (cerca de 12 centímetros da cabeça até o bumbum, pesando aproximadamente 100 gramas).
Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros.

Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo -- o cordão umbilical --, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe -- ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar.

O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões.

Pode ser que de vez em quando você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos.

Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor, mas, se você continuar dolorida por dias ou se o desconforto for piorando, fale com seu médico.

Um comentário:

  1. Oi Sami!
    Nossos bebês estão praticamente no mesmo tempo! Agora sinto que o tempo passa devagar... queria que acelerasse um pouco. Mas tudo bem, importante é saber que nosso bebê está bem.

    Li seu post anterior e realmente é difícil não ter a família ao nosso lado em um momento como esse. Agora teríamos que ser o centro das atenções mas ainda temos que nos preocupar com os demais... Fora que, por ela morar com vocês complica mais ainda essas cobranças pela sua atenção neh. Amiga, mãe é mãe e claro que amamos e devemos respeitá-la, mas cuidado para não deixar o maridex de lado, ele é muito importante pra vc agora e será também muito importante para a vida que está gerando.

    Eu nunca tive uma "amizade" com minha mãe, somos mãe e filha mas numa escala distante, então acho que por isso não ficou pesando essa questão pra mim.

    E me sinto mais cansada também, estou mais preguiçosa e começo a fazer algo daí páro, volto a fazer e páro, estou ofegante. E aqui no Brasil começou aquele calor então canso ainda mais.


    Que vc possa conciliar tudo isso e conseguir curtir a gravidez.

    Bjo na barriguinha!!!!

    ResponderExcluir