quarta-feira, 4 de maio de 2011

Isso sim me relaxou bastante!!

Me inscrevi no site babycenter e recebo os boletins semanais com notícias,novidades etc...

O de hoje,da trigésima oitava semana me chamou atenção para algo interessante,confesso que não sabia que:

  • Os pais também tem depressão pós-parto (só não entendo o porque se quem pari é a mulher!rs)

  • Esse ataque de Marinete que eu estou tendo essa semana é comum no fim da gestação,passei a fazer a limpeza semanal todos os dias,não suporto ver pelos no chão,tenho que passar rodinho sempre que vejo um tufinho(com 3 gatos em casa),roupa dentro da cesta me dá alergia,tenho que lavar.Prato na pia é uma agonia só e hoje depois que encerei o chão me deu vontade de passar roupa(tudo isso antes de saber que era uma ansiedade normal de fim de gestação) agora estou tentando me conter.


Mas o que me aliviou de verdade foi a parte da matéria que diz que:


Como vou me sentir nos momentos logo depois do parto?


Pode ser que você fique incrivelmente feliz, com um sentimento de plena satisfação física, mental e emocional. Pode ser que você fique exausta, dolorida, aérea, decepcionada e até deprimida. Ou você pode ficar em qualquer ponto entre esses dois extremos.

Todos esses estados são absolutamente normais. Lembre-se de que você está se recuperando de um enorme esforço físico, no caso de um parto normal, ou de uma cirurgia abdominal, no caso de uma cesárea. Tenha paciência e dê ao seu corpo tempo para descansar e recuperar as energias. O descanso e o apoio da família costumam ser suficientes para que as mulheres voltem à ativa bem rápido.



Que mudanças físicas meu corpo vai sofrer imediatamente depois do parto?


Assim que o bebê nasce, muitas das mudanças graduais por que seu corpo passou durante a gravidez começam a se desfazer, só que num ritmo muito mais rápido. Por isso, você perceberá vários sinais físicos:

• Você vai ter um sangramento vaginal parecido com a menstruação. Nos primeiros dez dias o fluxo será semelhante ao dos dias mais intensos do período menstrual, e depois ele vai se transformando numa secreção amarronzada, que pode durar até seis semanas. O excesso de atividade pode aumentar a intensidade do sangramento. (Isso eu já sabia)

• Seu útero vai voltar rapidamente ao tamanho e à posição normal. Para isso, ele vai se contrair, processo que é acelerado pela amamentação. Você pode sentir cólica quando der de mamar: os hormônios estimulam as contrações do útero. A intensidade dessas cólicas aumenta a partir do segundo filho. O sangramento também pode ser mais forte nesses momentos, por isso use um bom absorvente. (Isso também)

• A vagina vai retomar o vigor muscular normal, e os músculos do assoalho pélvico vão voltar para perto da posição anterior. (Leia mais sobre como a vagina se recupera do parto.) Você pode colaborar para o processo fazendo exercícios para os músculos pélvicos. (Isso também)

• Pequenas lacerações e cortes no útero, na vagina e no períneo (a área entre a vagina e o ânus) cicatrizam rápido; a episiotomia, um corte cirúrgico feito na hora do parto normal para facilitar a passagem do bebê, pode demorar mais tempo. Os pontos, tanto na região vaginal como de cesariana, podem ficar doloridos por semanas. (Isso também)

• Logo depois do parto, os seios ainda ficam macios, pois só estão produzindo um pouco de colostro (o líquido meio transparente que protege a saúde do bebê). Depois de três ou quatro dias o leite vai "descer", e suas mamas vão ficar quentes, inchadas e sensíveis. No começo, seus mamilos também podem ficar doloridos, e os primeiros segundos de cada mamada podem ser desconfortáveis. Essa sensação costuma melhorar depois do quinto dia. (Isso também)

• Sua barriga vai ficar flácida e enrugada, e a cintura simplesmente não existirá. Você ainda vai estar carregando boa parte do peso que ganhou durante a gravidez. Muito provavelmente vai ter de usar as roupas de grávida por um certo tempo. (Eu sabia mas não queria acreditar)

• A dor nas costas e as hemorróidas podem continuar importunando você. (Pensava que a dor nas costas passava depois do parto...)

• Você pode ficar com estrias nos seios, na barriga e nas coxas. (Essas malditas aparecem mesmo depois do parto????)

• Seus tornozelos e pés vão inchar mais ainda, depois do parto, antes de começar a desinchar, num processo que pode levar cerca de dez dias. Quanto menos você descansar, mais tempo vai demorar para desinchar. (Isso pra mim é uma novidade revoltante!)

• Se você fez uma cesárea, provavelmente vai sentir dor para sentar e levantar da cama, ou se ficar muito tempo em pé.



Sobra alguma coisa de bom?


Sim! Nem tudo é tão difícil. Com a queda nos níveis de progesterona no seu corpo, o tônus muscular de todos os sistemas vai voltando. Assim, a azia melhora rápido, assim como a prisão de ventre e as varizes. As hemorróidas demoram mais um tempinho.

7 comentários:

  1. É amiga, depois da gravidez a luta AINDA continua kkkkkkkkk. Dizem q o pós parto costuma dar estrias nos seios (G zuis, eu já não tenho peito, e o pouco q me resta ainda se encher de estrias??? SOCORROOOOOOOO). Tô levando creme anti estrias pra maternidade! Hoje comprei uma cinta pós parto da yoga (meu, q trem do kct afffff) mas to com medo do bucho ficar flácido demais, pois dizem q a cinta é boa pra firmar a pele e vc se sentir mas segura... Vamo ver neh... bjs !

    ResponderExcluir
  2. *trem caro do kct rsrsrsrs (me referindo a cinta )

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de Marinete ñ é regra ñ, viu...rsrsrsrsrs.
    Eu estou com um cansaço e preguiça crônicos e ñ sinto vontade de fazer absolutamente nadaaaaaaaaaaaaaaa.
    Marido e eu combinamos que ele fazia os rangos e eu lavava a louça...agora pergunta se eu faço a minha parte? Ele me dá cada esporro...rsrsrs
    Mas a barriga ñ me deixa chegar perto da pia, aí tenho de lavar de lado...foda...então, ñ lavo! haha
    É sério, sinto um cansaço sinistro, tenho preguiça até de levantar da cama...
    Ainda bem que respirar é um ato involuntário senão era capaz de eu morrer roxinha...


    Descanso e apoio da família ajudam a mulher a se recuperar mais rápido? Então fudeu de novo... Meu filho mais velho é chato que só e ñ cala a boca um segundo...qdo cala a boca batuca em alguma coisa...irritanteeeeeee!!
    O marido volta a trabalhar depois de 5 dias e neste tempo eu nem tirei os pontos da cesárea ainda...a titia vai embora no décimo dia, qdo eu tirar os pontos... Aí quem vai cuidar dos cachorros, limpar o quintal umas 8 vezes por dia, botar a roupa pra lavar, estender, passar, preparar o almoço????
    Socorrooooooooooooooooooooooo, tem ctz de que vc quer mesmo sair daí, Nana, querida?
    E isso td sem contar os choros da menina, as fraldas sujas, mamadas...oh, my God!!
    Não sei se consigo dar conta de tudo isso...estar longe da família nessas horas é muito ruim, viu...se minha tia pudesse ficar aqui mais tempo........

    Só de pensar que vou sangrar por quase 2 meses e depois menstruar normalmente já penso em uma nova gravidez. E a cç já tem nome, viu...menino será Raziel e menina será Sabrina. Papai e eu já estamos planejando tudo...rs.
    Eu ODEIO menstruarrrrr!!! Odeio modess!!!!!!!!

    Essa demora pro leite descer me apavora...só de pensar em como meus seios ficaram da outra vez já sinto vontade de chorar! Já saí da maternidade com os bicos super rachados...dor quase insuportável...por isso há mães que ñ aguentam e desistem. É muuuita dor...pior do que contração! Pior do que tatoo! E agora me vem mais uma elefantinha faminta pra me arrasar de novo...snif! Dar de mamar é a melhor coisa do mundo mas resistir a dor e continuar ñ é nadaaaaaaaaaa fácil.

    As varizes, azia e prisão de ventre melhoram rápido?? E eu com isso?? Ñ tive nenhum desses incômodos...mas a hemorróida demorar é sacanagem! Isso é muuuuuuuuuuuuito ruim, incomoda demais e dói tbm um bocado...
    ensei que sumisse logo...buáááááá!

    ResponderExcluir
  4. kkkk Kat,me rasgo de rir com os seus comentários!
    E não reclama da falta de peito não,é melhor ter pouquinho do que ter peito termômetro que nem o meu vai ficar depois de amamentar!rs (Daqueles que quando tira o sutiã mede a temperatura do chão sabe...)

    ResponderExcluir
  5. Nossa Nina,agora eh você que tá com ataque de reclamação!!!kkkkk
    Tá pior que eu amiga...rs Mas tá foda mesmo,ontem fiz aquela faxina na casa e por conta disse hoje tenho dor até nos fios do cabelo,parece que corri uma maratona!!!Você ainda vai ter ajuda por alguns dias,eu já saio da maternidade por conta própria amiga...Azia me ferrou a gestação toda,varize e hemorróidas graças à Deus não tive,mas dizem que pode dar por causa da força que faz no parto e como eu tenho o c* virado pro sol é capaz de me dar!
    Eu imagino que amamentar dói pra K7 mesmo,tem dia que sofro com os exercícios,imagina uma boquinha gulosa sugando os bicos que eu não tenho...ha...E o lance da sangueira depois do parto,também detesto menstruar,detesto sangue e absorvente e acordar pra trocar absorvente...afff Já tinha esquecido do quanto e ruim tudo isso!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkk Sami, eu é q morro de rir do seus comentários e do seu humor negro kkkkkkkk Ai amiga, peitos de termômetro foi o ó!! Rachei de rir kkkkkkkk. Mas olha peitos no padrão ovos fritos estriados tb é uma maravilha, a minha prima tb tinha ovos fritos, ela não deu estrias, mas em compensação... ficaram flácidos, pareciam umas pelancas com o bicão murcho apontando pro chão. Ela não passava mais no teste do lápis, aliás, ela não passava em teste de objeto nenhum kkkkkkkk. Ah, a Nachan q não ouse dar o ar da graça antes do Gengiskinho, pq vai todo mundo cuidar dos filhotes e eu ficar blogueando ao vento, sozinha kkkkkkkkkkkkkkkkk Seria bom se a gente tivesse no mesmo dia kkkkk. Mas amiga essas suas dores nas costas e essa quietação da Nachan são meio suspeitas viu... O garotão aqui só quer vida boa dentro do bucho, fora as pontadas q to sentindo vez enquando na periquita, não sinto mais nadaaaaa! Minha barriga tá alta, não saiu tampão mucoso nenhum, não sinto as dores nas costas e o pequeno mexe q é uma beleza kkkkkkkk Ai amiga desse jeito vou chegar nas 40 semanas! Jesus me acudaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah,nem tenho inveja dos ovos fritos heim...Porque com certeza,depois que o leite secar só viro de bruço se jogar as pelancas pra trás!Testa do lápis?!Pois logo mais os meus seios vão carregar é uma caixa de 24 cores!!E a Nachan que encaixou depois voltou pra cima de novo??Nunca ouvi falar disso,mas ontem comecei a ter azia e falta de ar de novo,espero que só chegue na 40,porque acho que essa baianinha aqui quer chegar na 42 que nem o avô...rs

    ResponderExcluir